Thursday, October 16, 2008

Física do Malabarismo

É a física que determina o que funciona ou não. Os malabaristas que regulam a força e a altura que o objeto é lançado. A física de malabarismo envolve arcos parabólicos, rapidez, velocidade, aceleração, ar resistência e a força da gravidade.

A gravidade é a força mais importante para os malabaristas. Sem a gravidade, fazer malabarismo seria impossível. Sem a gravidade o malabarista estaria flutuando inerte no vazio do espaço, e perderia seus objetos quando lançasse. Com a gravidade, o malabarismo se torna possível, mas também limita o que os malabaristas podem fazer.

A aceleração de um objeto em razão da gravidade é de 9,8 m/s², ou seja, 9,8 metros por segundo a cada segundo. Isso significa que, quando você derruba um objeto, a cada segundo que ele cair sua velocidade aumentará em 9,8 metros por segundo, contanto que ignoremos os efeitos da resistência do ar. Quando você lança um objeto no ar, a gravidade imediatamente começa a agir como uma força de aceleração que o puxa para baixo. Como a aceleração da gravidade é constante, um malabarista só consegue diminuir a velocidade de um truque ajustando a altura de seu lançamento. Lançamentos mais altos, no entanto, podem se tornar problemáticos porque pequenas variações nos lançamentos resultam em erros maiores quando a distância aumenta. Em outras palavras, lançamentos baixos são mais rápidos, mas também mais precisos, ao passo que lançamentos mais longos oferecem um tempo maior para o malabarista, mas sacrificam a precisão.




A massa dos objetos é muito importante. Se fizer malabarismo com objetos de massas diferentes, como uma maçã, uma clava e uma bola de boliche, você terá de ajustar a força de cada lançamento para que a altura correta seja mantida. Isso acontece porque objetos com massa maior têm mais inércia e são mais difíceis de acelerar.

Os objetos como clavas, tem um centro de gravidade, e o malabarista precisa estar ciente disto. O centro de gravidade é o posto médio de distribuição da massa de um objeto. É também o ponto sobre o qual o objeto irá girar. A maioria dos lançamentos de clavas inclui pelo menos um giro completo. O malabarista tem que saber a força para lançar a clava, mas com o tempo e a prática, passa a ser institivo.

Os objetos lançados seguem uma trajetória chamada de parábola, que significa que a aceleração age na direção vertical, enquanto a velocidade horizontal permanece constante. A força de aceleração é a gravidade puxando o objeto para baixo. Embora objetos lançados geralmente tenham uma velocidade horizontal, a não ser que sejam jogados em linha reta para o ar, a velocidade é constante; então, nenhuma força está agindo na direção horizontal. Se a resistência do ar for levada em consideração, a trajetória não pode ser chamada de uma parábola de verdade. Ainda assim, a resistência do ar costuma ser desprezada quando consideradas as distâncias relativamente curtas dos lançamentos, a menos que você esteja fazendo malabarismo em um furacão.

0 comments: