Thursday, October 16, 2008

Teoria do Malabarismo

Muitos malabaristas são matemáticos e físicos, e isso não é de se surpreender. O malabarismo inspira muitas pessoas a criarem teoremas complicados. Ele também comprova conceitos muito importantes na física.

Claude E. Shannon, um matemático, propôs um teorema de malabarismo que descreve a relação entre o tempo que os objetos permanecem nas mãos dos malabaristas e o tempo que ficam no ar. Aqui está sua equação:

(F + D)H = (V + D)N

·             F é o tempo que a bola passa no ar

·             D é o tempo que a bola passa na mão

·             H é o número de mãos

·             V é o tempo que uma mão fica vazia

·             N é o número de bolas que estão sendo usadas

A equação de Shannon exemplifica a importância da velocidade da mão de um malabarista quando faz o truque. À medida que N aumenta, o malabarista começa a perder a habilidade de modificar a velocidade de seu truque enquanto o mantém estável. Lembre-se de que H permanecerá constante, a não ser que o malabarista crie mais mãos ou outra pessoa faça parte do truque.



‘’Shannon usou um Erector Set, um conjunto de construção, para montar um robô que faz malabarismo. Seu robô malabarista tinha dois braços e podia lançar até três pequenas bolas de metal em direção a uma caixa. Outros engenheiros construíram robôs que conseguem jogar objetos para cima e sem parar usando complexos algoritmos para fazer correções. O site da companhia SARCOS apresenta um vídeo de um robô humanóide fazendo malabarismo usando um truque de cascata com três bolas. As mãos do robô são copos e ele lança e pega as bolas com movimentos leves e flexíveis.

O matemático Jack Kalvan propôs uma equação que descreve um truque mais adequado de acordo com o espaço, que significa que "leva em conta a mesma quantidade de erros em todos os pontos da trajetória em que as colisões são mais prováveis". As equações de Kalvan são complicadas e se concentram em variáveis como o arco de cada lançamento, a descoberta da melhor distância entre os arcos feitos pelos lançamentos de cada mão e a relação entre quando a mão segura à bola e quando a mão fica vazia. ’’

0 comments: